Atleta de Taekwondo representará Ilhéus na seletiva dos Jogos Estudantis
A atleta Luana Santos Castro, de 15 anos, vai representar Ilhéus na seletiva para os Jogos Estudantis Juvenil, na modalidade Taekwondo, que acontecerá no sábado (21) e domingo (22), em Salvador. Luana Castro, que conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus para participar da competição, é aluna da Associação Leandro Ferreira e pratica Taekwondo a cerca de um ano e meio. Apesar de pouco tempo no esporte, a atleta, que é faixa verde de Taekwondo, vem colecionando títulos nos mais diversos campeonatos que tem disputado em Ilhéus e em outras cidades baianas. O desafio será agora garantir a presença da cidade nos Jogos Estudantis.
Luana Castro vem treinando firme e se diz preparada para a competição. Quanto aos resultados, a atleta mostra-se confiante, mas acredita que mais importante mesmo é garantir a presença de Ilhéus não somente nessa seletiva, mas sim nas mais diversas competições e eventos em diferentes modalidades. Para o superintende de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Carlos Augusto Faria, é importante garantir a presença de atletas ilheenses nas competições esportivas a nível estadual e nacional, como forma de incentivar novos desportistas na cidade. E o Taekwondo e as outras artes marciais, segundo ele, vêm revelando a cada dia novos talentos ilheenses, colocando a cidade como referência nesses esportes.
Origem – O Taekwondo é uma arte marcial que originou um esporte de combate. A arte marcial surgiu como forma de renascimento, depois dos conflitos e período de dominação da Coreia pelo Japão, quando houve supressão sistemática dos aspectos culturais Hoje é um desporto difundido em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988 teve seu "batismo de fogo", quando foi um esporte de exibição, continuando com este status nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. Em 1993, o esporte foi adicionado ao programa olímpico oficial, integrando o programa a partir dos Jogos Olímpicos de 2000. Em sentido global, Taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente.